quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


O grande Tazio Nuvolari


Nada como voltar escrever essa ano de 2013  falando sobre meu grande "mestre inspirador”. Tazio Nuvolari, o cara, a lenda italiana do automobilismo. Ele coleciona algumas boas histórias - inclusive uma com cara  ide lenda urbana...
Que tal? Em 1922, durante um treino para o MotoGP de Monza, Tazio sofreu um acidente (de moto, claro) que o fez quebrar não uma, mas as duas pernas. Você acha que esse “incidente” o fez desistir? Não. Tazio fez questão de correr. Ele exigiu que seus mecânicos o amarrassem em sua moto. E assim ele completou a prova. Completou, só, não. Ele GANHOU.
A parte estranha (precisa mais?) disso tudo: não há nenhum registro em imagem desse feito, uma fotinha sequer - lembrando que, nos anos 20, já existiam as câmeras fotográficas, quem não gostaria de capturar a imagem de um doido amarrado numa moto? É tanto mistério que há quem diga, até hoje, que Nuvolari tinha pacto com “o coisa ruim”. Por que o cara era realmente muito bom e a inveja corria solta.
Outro feito que marcou a carreira de Tazio foi o Grande Prêmio da Alemanha de 1935, palco de sua vitória mais marcante, segundo os especialistas.
Faltando uma volta para o final, o alemão Manfred Von Brauchitsch, que pilotava o carro mais poderoso da época e tinha 35 segundos de vantagem, estava com o pneu traseiro esquerdo desgastado. Como Nuvolari estava na sua cola, ele se recusou a fazer o pit stop. Claro, o pneu estourou - Nuvolari só teve que se dar ao trabalho de ultrapassar o colega e correr para o abraço.
Olha a pose do rapaz na foto la de cima, tirada logo após o GP. Tazio parecia tão preocupado com a vitória, que mal saiu do carro já acendeu um cigarrinho. Deu para entender porque até Enzo Ferrari tinha medo dele (dizem, pelo menos).
By Washington Luiz

      Obg minha pequena Glaucia !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário