segunda-feira, 23 de julho de 2012


F1 - Alonso conquista terceira vitória do ano em Hockenheim






Fernando Alonso ampliou sua vantagem na liderança do campeonato mundial de Fórmula 1, depois de se defender de Sebastian Vettel e Jenson Button para vencer o GP da Alemanha em Hockenheim.

Alonso nunca esteve muito confortável na frente com sua Ferrari, mas fez o suficiente para manter a Red Bull e a McLaren sob controle. No final, ele foi beneficiado pela luta entre Vettel e Button, com o duelo finalmente se decidindo com uma ultrapassagem da Red Bull na penúltima volta.

O resultado estendeu a margem de Alonso no campeonato para 34 pontos, já que o vencedor de Silverstone, Mark Webber, terminou em um discreto oitavo lugar.

Em um cenário similar ao da prova anterior na Inglaterra, Alonso passou o GP sob pressão crescente. A Ferrari estabeleceu uma pequena vantagem sobre a Red Bull de Vettel no primeiro trecho com pneus macios, e então passou a ser mais ameaçado quando eles trocaram para os médios nos primeiros pit-stops.

Button também entrou na briga. O inglês ultrapassou Michael Schumacher e Nico Hulkenberg no começo e se aproximou dos dois primeiros, ganhando algum terreno quando seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton - que foi prejudicado por um furo de pneu no início - passou Vettel para descontar uma volta.

Parar uma volta antes do campeão nas últimas trocas de pneu permitiu que Button subisse para segundo. Ele resistiu à tentativa de troco de Vettel no hairpin, e então começou a perseguir Alonso.

Porém, foi Button quem sofreu pressão de Vettel no final. A Red Bull colocou por fora no hairpin na penúltima volta e usou uma área de escape na saída para completar uma ultrapassagem que não agradou Button, apesar de o britânico ainda ter conseguido seu primeiro pódio desde o GP da China. Os comissários estão investigando a manobra.

Kimi Raikkonen obteve o quarto lugar para a Lotus, enquanto as Saubers mostraram um ótimo ritmo de corrida - Kamui Kobayashi e Sergio Perez terminaram em quinto e sexto vindo de posições intermediárias no grid. No final, Perez suportou a pressão de Schumacher, que teve uma estratégia de três pit-stops e estava andando rápido com pneus macios novos.

Webber nunca esteve perto da frente e ficou em oitavo, à frente de Hulkenberg. O piloto da Force India perdeu posições ao longo da corrida, com seu companheiro Paul di Resta chegando atrás de Nico Rosberg (Mercedes) em 11º. Rosberg também parou três vezes e conseguiu progredir bem após seus dramas nos treinos e na classificação.

Hamilton foi um dos vários pilotos que se envolveram em incidentes na primeira volta, nos quais toques ou destroços provocaram danos. A McLaren acabou abandonando posteriormente, enquanto Felipe Massa, Bruno Senna e Romain Grosjean continuaram na prova, terminando em 12º, 17º e 18º, respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário