segunda-feira, 30 de julho de 2012


F1 - Comentários pós corrida - McLaren - GP da Hungria 2012






Lewis Hamilton, 1º colocado
O que posso dizer? Estou eufórico! A equipe fez um trabalho fantástico, absolutamente brilhante. Foi uma corrida realmente divertida - mas nem um pouco fácil. De fato, avalio que foi uma das provas mais duras que fiz - mas vou saborear ainda mais por causa disso. Foi muito pressionado ao longo das 69 voltas. Primeiro Romain (Grosjean) e depois Kimi (Raikkonen) estavam logo atrás de mim o tempo todo, e tive de cuidar dos meus pneus sem perder ritmo, o que foi difícil. Não é uma situação estática quando a corrida é assim. A dirigibilidade do carro muda o tempo todo. Você recebe mensagens diferentes dos pneus a cada volta. Mas eles resistiram - consegui fazer com que durassem. Foi um caso de gerenciar a diferença atrás de mim durante toda a volta e a cada volta. Em particular, tive de garantir sempre uma vantagem suficiente na última curva a fim de não ser ultrapassado na zona do DRS. E consegui. Como eu disse, a equipe fez um trabalho absolutamente incrível - e o apoio que tivemos aqui em Budapeste, não apenas dos fãs britânicos, mas também dos húngaros, foi fenomenal. E vencendo um GP no fim de semana em que os Jogos Olímpicos começaram no Reino Unido, sinto que fizemos a nossa parte para contribuir com o que espero que sejam muito sucessos britânicos no período olímpico. Alguém me disse que conseguimos a primeira medalha de ouro da Inglaterra em 2012. Não é realmente isso, mas é a primeira vitória britânica no período olímpico, o que é ótimo. Olhando a temporada como um todo, está claro que, após o intervalo, teremos muito trabalho a fazer. Mas, por enquanto, vamos celebrar - todos nós, família, amigos e fãs. Ninguém comemora como nós.

Jenson Button, 6º colocado
Primeiramente, quero parabenizar Lewis e toda a equipe McLaren. Fantástico trabalho, pessoal! No entanto, para mim, acho que hoje foi bem mais frustrante do que para Lewis. Tendo dito isso, fiquei realmente satisfeito por ter conseguido superar Seb (Vettel) na primeira volta, passando por fora na curva 2, e por ter um terceiro lugar sólido naquele ponto. Eu também estava no ritmo dos líderes. De fato, mesmo depois do primeiro pit-stop, ainda conseguia vê-los - portanto, obviamente, ainda estávamos muito perto. Depois, decidimos adotar uma estratégia de três paradas - mas, infelizmente, encontrei tráfego após minha segunda e terceira paradas, o que tornou as coisas realmente difíceis para mim por causa do tráfego, fiquei preso andando bem mais devagar do que poderia se tivesse pista limpa. Mas há muitos aspectos positivos a serem destacados neste fim de semana: nosso carro obviamente está rápido, como pude demonstrar em Hockenheim e Lewis confirmou aqui, e, na segunda metade da temporada, sei que todos na McLaren trabalharão o mais duro possível para manter essa curva de desenvolvimento ascendente. Agora, vou relaxar no intervalo do meio da temporada. Estou ansioso por isso.

Martin Whitmarsh, chefe da equipe
Lewis pilotou com tremenda compostura durante toda a tarde, e o resultado foi uma vitória meticulosamente julgada, conseguida sob pressão intensa. Ele fez uma super largada e controlou a prova com autoridade, equilibrando a necessidade de executar voltas rápidas com a exigência de conservar seus pneus. Os 25 pontos marcados hoje elevaram seu total para 117 na temporada até agora. Apesar de ainda estar um pouco atrás do líder do campeonato, agora ele está muito bem posicionado para lutar pelo título nas nove etapas restantes da temporada. Jenson teve uma corrida frustrante, mas ainda conseguiu marcar 8 pontos úteis com seu sexto lugar. Como Lewis, ele voltará do intervalo pronto para atacar com energia e entusiasmo na segunda metade da temporada. Ontem, Lewis conquistou a 150ª pole position na história da McLaren - e, hoje, obteve nossa 178ª vitória. Foi seu 101º GP - e é difícil imaginar um modo melhor de iniciar seu segundo centenário de participações em GPs. No campeonato de construtores, os 33 pontos que Lewis e Jenson marcaram hoje elevaram a McLaren à segunda colocação. Novamente, estamos em uma boa posição para lutar pelo título no final da temporada. Agora, vamos para nossas férias, recarregaremos as baterias e retornaremos em Spa-Francorchamps daqui a um mês, prontos para recomeçar a luta.




Comentários pós corrida - Ferrari - GP da Hungria 2012


Fernando Alonso, 5º colocado: É um resultado positivo, sem dúvida. Sabíamos que este seria um fim de semana complicado, porque não fomos rápidos o suficiente, mas apesar de tudo, conseguimos ampliar nossa vantagem sobre Webber em termos de campeonato. Foi, portanto, um fim de semana muito bom. Terminar à frente de uma Red Bull e logo atrás da outra, nestas circunstâncias, foi muito importante porque, no papel, deveríamos terminar em sétimo. Hamilton estava fora do nosso alcance neste fim de semana, mas nós não perdemos muito terreno para Vettel, e estes são, na minha opinião, os mais fortes do grupo que está atrás de mim no campeonato. Fizemos as escolhas estratégicas corretas: é verdade que eu perdi um pouco de tempo atrás do Perez e isso me custou um lugar para o Raikkonen, mas o finlandês esteve, provavelmente, fora de alcance nesta tarde. Nós temos uma vantagem de quarenta pontos, cortesia de um carro que não foi o melhor neste primeiro semestre da temporada. Agora, temos que tentar dar um salto em frente em termos de desempenho para que possamos manter a liderança no campeonato, porque a longo prazo, o que temos agora não vai ser suficiente. Se estamos onde estamos, é porque nós sempre fizemos mais do que o possível e contamos com uma excelente confiabilidade: não é por acaso que temos 23 corridas seguidas na zona de pontuação. Julho foi um mês difícil e estressante, com três corridas e um monte de trabalho na fábrica. Agora eu quero fazer uma pausa e recarregar totalmente as baterias, para me mostrar novamente em Spa em perfeita forma, na esperança de que a segunda parte da temporada seja tão positiva e produtiva quanto a primeira. Há cinco semanas para descansar e trabalhar, olhando para o futuro, começando com duas corridas muito exigentes em Spa e Monza.

Felipe Massa, 9º colocado: A minha corrida foi arruinada no início, quando eu girei as rodas, possivelmente porque a embreagem havia superaquecido: isso me custou dois lugares que eu nunca pude reconquistar. As ultrapassagens são muito difíceis nesta pista e, mesmo que em alguns momentos no segundo trecho eu estivesse mais forte do que Webber e Senna, eu nunca consegui a menor chance de passá-los. Portanto, esta não foi uma grande corrida para mim, mas pelo menos eu consegui trazer para casa dois pontos. Em Silverstone e Hockenheim, o nosso ritmo era páreo com os melhores, mas não foi o caso aqui e isso definitivamente deixou todo o fim de semana difícil. Esta primeira parte da temporada definitivamente não foi muito positiva para mim, embora hoje eu certamente me sinta melhor do que no início, e tenho certeza de que o segundo semestre será melhor. Meu contrato? A situação não está clara, não há nada a dizer! Estou me concentrando em ir bem nas próximas corridas, o que é o meu objetivo número um.

Stefano Domenicali, chefe da equipe: Definitivamente, um caso do copo estar cheio pela metade. O quinto lugar de Fernando lhe permitiu ampliar a sua vantagem na classificação, que é uma conquista muito importante em um fim de semana em que definitivamente não tivemos desempenho para lutar com os melhores. Foi uma corrida muito difícil, decidida em sua maior parte por posições no grid e na largada, com as únicas variáveis ​sendo ​relativas à degradação dos pneus e às diferentes estratégias adotadas. Eu acho que fizemos as escolhas certas, o que resultou em Fernando ficando à frente de pelo menos dois carros que estavam mais rápidos do que ele. Na verdade, a largada teve um efeito negativo para Felipe: os lugares que ele perdeu não puderam ser recuperados, apesar dele ter um ritmo que combinava com aqueles à sua frente. Como eu disse no início, o resultado deste fim de semana não é negativo, mas é evidente que precisamos olhar atentamente para a forma como o fim de semana passou como um todo para descobrir as razões pelas quais não fomos tão competitivos como nas últimas corridas. Agora ainda temos uma semana de trabalho antes das férias de verão: há muito a fazer para reduzir a lacuna de desempenho e ficarmos tão bem preparados quanto possível para as duas últimas corridas ainda a serem executadas na Europa. Em Spa e Monza, vamos correr em condições muito diferentes e em pistas muito diferentes de Budapeste, então qualquer coisa pode acontecer. Será importante estarmos preparados para qualquer eventualidade. Seremos capazes de tomar um fôlego por alguns dias, mas tenho certeza de que todos os nossos rapazes têm apenas um pensamento em mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário