sábado, 9 de junho de 2012


Os comentários dos Pilotos da RED BULL RACING


Sebastian Vettel, pole position
Ficou claro o que precisávamos fazer com o carro hoje e conseguimos melhorar passo a passo na classificação. Estou muito feliz com o resultado e as voltas no final da sessão, pois melhoramos em todas as tentativas. Nos coloca em uma ótima posição, mas, de qualquer modo, amanhã é mais importante. Largaremos oito metros à frente de Lewis e veremos o que acontece. Amanhã deverá estar mais quente, então é importante fazer uma boa largada. Muitas coisas podem acontecer.


Mark Webber, 4º colocado
Estou surpreso por estar em quarto - não foi a sessão mais tranquila, então estou bastante surpreso por estar nessa posição. Eu não estava super feliz com as últimas tentativas em termos de confiança no carro, e isso significa que você não extrai o máximo de si próprio, portanto o quarto posto é bom. A corrida é longa e estamos entre os primeiros. Seb fez uma volta muito boa. O carro está bom aqui e o tempo deverá estar ensolarado amanhã.


Christian Horner
Uma performance de equipe forte hoje. Sebastian pareceu realmente competitivo durante toda a classificação, sendo o mais veloz em sua primeira tentativa na Q3 e melhorando na segunda para conquistar a pole position para amanhã. Mark também teve uma classificação forte e alinhará na segunda fila do grid, tivemos um pequeno problema com um cobertor de pneu em sua última tentativa, mas, de qualquer maneira, ele fez um trabalho excelente. Largar na pole e na segunda fila é ótimo para o GP de amanhã.

                                               Comentários dos pilotos Mc Laren!!!

Lewis Hamilton, 2º colocado

Fiquei muito feliz com minha volta - extraí tudo do carro e não esperava estar tão à frente no grid. De fato, enfrentei algumas dificuldades na Q1 e na Q2, e não sabia ao certo qual seria o meu ritmo, mas, felizmente, conseguir acertar tudo na Q3. Comparado a ontem, as coisas definitivamente foram um pouco mais difíceis para nós hoje. Ainda assim, estou muito feliz com nossa performance e satisfeito por estar na primeira fila - podemos ter uma ótima corrida amanhã. E nosso ritmo em trechos longos pareceu bom na sexta-feira, portanto vou buscar a ponta na corrida. Dito isso, farei tudo o que puder para cuidar dos pneus. E, finalmente, o pessoal vem trabalhando duro para melhorar nossos pit-stops também, então creio que há muitos motivos para otimismo.



Jenson Button, 10º colocado
Para a Q3, ficamos um pouco presos na escolha do pneu: os opcionais usados provavelmente teriam nos mantido em 10º, então decidimos arriscar e usar os primários novos. Foi uma decisão dura, e, com o benefício do retrospecto, provavelmente não deveríamos ter entrado na pista. Seria difícil bater alguém na Q3 usando primários, já que todos os outros estavam com opcionais, mas não nos restavam opcionais. Então, achamos que valeria a pena correr o risco. Hoje não foi ótimo, e o 10º lugar não é a melhor posição para largar, mas parece que amanhã será mais quente - provavelmente a prova mais quente do ano até agora - portanto pode provocar algumas surpresas para todos. Ainda acho que podemos ter uma boa corrida, mesmo saindo da quinta fila.



Martin Whitmarsh, chefe da equipe
Lewis fez uma ótima volta na Q3 hoje, e vai largar na primeira fila como resultado. E quando ele está na primeira fila, suas chances sempre são boas. Jenson, que perdeu muito tempo de pista não por sua culpa ontem, teve mais dificuldades hoje. Nas circunstâncias, ele pilotou muito bem para passar para a Q3, principalmente porque os tempos ficaram muito próximos. Contudo, ele usou todos os seus pneus opcionais novos, significando que fazia pouco sentido utilizá-los novamente na Q3, já que isso provavelmente não lhe daria a chance de melhorar significativamente sua posição no grid. Então, ao invés disso, ele só fez uma tentativa na Q3 com pneus primários novos, e largará com esses primários amanhã. Suponho que você pode dizer que é uma estratégia ousada - mas, considerando os problemas de Jenson até agora, isso era necessário para ele aqui hoje. E, como todos nós vimos no ano passado, provavelmente não há ninguém no mundo melhor do que Jenson Button para explorar uma estratégia ousada no Circuito Gilles Villeneuve.



                                                  Comentários do Pilotos da Ferrari


Fernando Alonso, 3º colocado: Estou feliz com a maneira como as coisas aconteceram neste fim de semana, especialmente porque o carro mostrou ser competitivo, mesmo em uma pista que certamente não condiz com as suas características. Isso se deve principalmente às atualizações que trouxemos, que funcionaram como esperávamos, o que me deixa confiante para o resto da temporada também. Lembro-me bem onde estávamos na Austrália e se hoje estamos na luta pela pole, isso significa que temos feito um bom trabalho ao longo dos últimos meses, especialmente porque os outros não estão exatamente girando seus polegares. Também estou feliz por Felipe, que está confirmando o progresso que já se viu nas últimas corridas. No início do campeonato ele foi definitivamente infeliz, mas a equipe sempre permaneceu unida e agora os resultados estão vindo, como de fato deveriam vir para um piloto de seu talento. Dito tudo isso, não devemos esquecer que hoje existem dois pilotos que estavam mais rápidos do que nós, portanto, há ainda algum terreno para compensar em termos de desempenho, embora, finalmente, parecemos capazes de lutar em pé de igualdade com os melhores. Foi uma classificação estressante, porque aqui os tempos são sempre muito parelhos e apenas alguns décimos fazem a diferença. O terceiro lugar no grid é uma boa posição para atacar na corrida, especialmente porque a pole não é tão importante aqui como em outros lugares. A degradação dos pneus será um dos principais fatores no domingo, dadas as temperaturas que vão ser muito diferentee do que vimos ontem à tarde. As corridas aqui são sempre imprevisíveis, mas seria muito bom dar a todos os fãs canadenses da Ferrari um bom resultado no ano do trigésimo aniversário da morte de Gilles Villeneuve. 


Felipe Massa, 6º colocado: Estou satisfeito com os progressos realizados neste fim de semana: largar em sexto é um resultado positivo. No entanto, não posso ficar feliz com a minha última volta no Q3: no segundo setor, perdi a traseira, o que me custou alguns décimos e muito provavelmente alguns lugares no grid. Estou muito desapontado porque eu tinha potencial para fazer melhor do que este sexto lugar. Todas as coisas consideradas, continuo confiante, porque toda a equipe está se movendo para a frente, o que é muito importante para o resto da temporada. Amanhã, teremos que prestar muita atenção quando se tratar de definir a nossa estratégia. Eu acho que a escolha será limitada a apenas uma ou duas paradas nos boxes, mas isso dependerá muito do comportamento dos pneus. Esperamos evoluir algumas posições e trazer para casa um bom resultado. No meu capacete eu tenho o nome de Gilles Villeneuve, como um tributo à memória de um piloto que fez parte da história da Ferrari. Eu estou muito orgulhoso por fazer essa homenagem a ele no ano que marca o trigésimo aniversário de sua morte. Mesmo que eu tivesse acabado de nascer quando o seu acidente aconteceu, eu sempre fui um grande fã dele.


Stefano Domenicali, chefe da equipe: Nós podemos ficar satisfeitos com esta sessão de classificação, a melhor das sete até agora nesta temporada, com ambos os nossos pilotos nas três primeiras filas do grid. Estamos de volta à busca pela pole, o que é o fato mais importante. Isso significa que todos os nossos esforços para melhorar o desempenho do carro estão dando frutos. Tudo fica mais animador quando se considera que esta pista realmente destaca as qualidades que até agora tinham sido os nossos pontos mais fracos, em outras palavras tração e velocidade máxima. Demos um passo em frente, mas ainda não é o suficiente para estar onde queremos. Agora vamos nos concentrar no que parece ser uma corrida muito imprevisível. Este ano, já vimos que o domingo sempre gera algumas surpresas e eu não acho que amanhã será uma exceção. Temos que tentar e continuar a trabalhar com a mesma determinação e a mesma organização que, especialmente com Fernando, permitiu-nos obter o máximo do nosso potencial no começo da temporada.

Comentários dos Pilotos da Mercedes GP
Nico Rosberg, 5º colocado: A classificação de hoje foi muito boa e o quinto lugar é uma boa posição de partida para obter um bom resultado aqui em Montreal. Ainda posso esperar por um pódio amanhã, temos trabalhado muito duro em nosso ritmo de corrida no fim de semana. É por isso que eu me sinto bastante otimista porque a corrida vai depender da gestão de pneus. 


Michael Schumacher, 9º colocado: Bem, certamente a classificação não foi como havíamos planejado. O nosso cálculo para o Q3 era partir para duas voltas e atacar mais na segunda, após termos visto no início do Q3 que uma volta não era o suficiente. Eu realmente não sei como não consegui cruzar a linha cedo o suficiente para iniciar a segunda volta mas, quando passei, a equipe me disse que era tarde demais. Nós não poderíamos ter alcançado a pole hoje, mas eu poderia provavelmente ter sido capaz de fazer o tempo eu estava fazendo antes e começar a corrida a partir de uma posição melhor. Agora terei que atacar na corrida de amanhã, que eu não pude fazer hoje.


Ross Brawn, chefe da equipe: Como estamos nos acostumando neste ano, foi uma sessão muito parelha e aquecer os pneus da maneira correta era um fator crítico. Na parte final da classificação, os dois pilotos tiveram dois jogos de supermacios disponíveis e completaram uma única volta cronometrada em suas primeiras execuções. Eles achavam que os pneus não estavam na temperatura ideal, de modo que Nico optou por fazer duas tentativas com uma volta rápida em cada,  enquanto Michael optou por fazer duas voltas cronometradas seguidas. Funcionou bem para Nico, que estabeleceu seu melhor tempo da sessão, mas para Michael foi mal administrado e ele perdeu muito tempo enquanto procurava uma brecha no trânsito. Ele, portanto, cruzou a linha 0.04s após a bandeira quadriculada e foi incapaz de completar sua última volta. Esta certamente não foi uma sessão em que alcançamos o nosso potencial, mas Nico fez um trabalho forte para recuperar o tempo de execução perdido nesta manhã, e sabemos que ainda teremos muitas oportunidades para progredir amanhã.
                                                    Comentários dos Pilotos da Lotus GP




Romain Grosjean, 7º colocado
Com certeza, queríamos um pouco mais na classificação, mas é difícil fazer tudo certo neste circuito, e a grande variação entre as condições de ontem e hoje não ajudou. A temperatura mais alta definitivamente foi melhor para nós, mas não tanto quanto pensávamos. O carro parecia forte, mas minha última tentativa poderia ter sido melhor, o que é lamentável. Ainda assim, passar para a Q3 nunca é algo ruim, e a corrida de amanhã é longa. Nosso carro tem sido bastante suave com os pneus até agora nesta temporada, e espero que isso possa fazer a diferença. Na última vez que larguei em sétimo, terminei no pódio, então esperamos que isso possa se repetir amanhã.



Kimi Raikkonen, 12º colocado
Obviamente, é decepcionante sair na Q2, mas tivemos alguns problemas com o diferencial que significaram que o carro não estava com uma dirigibilidade tão boa quanto deveria. Quando o grid está tão apertado, faz uma grande diferença não ter o carro exatamente como você gosta. Ainda assim, não enfrentamos problemas nos trechos longos ontem, temos opções no que diz respeito aos pneus, e o tempo mais quente definitivamente está sendo melhor para nós, portanto espero que possamos acertar tudo antes de amanhã. O que conta é a corrida, vamos ver o que podemos fazer.  

                                             Comentários dos Pilotos da Force Indian GP





Paul de Resta, 8º colocado: Acho que podemos ficar muito felizes com o oitavo lugar, o que nos coloca em uma posição forte para a corrida. Havia provavelmente um pouco mais de velocidade no carro, porque eu perdi um pouco de tempo nas chicanes na minha volta final no Q3, mas eu não acho que teria feito uma grande diferença para a minha posição. Em todas as sessões até agora nós mostramos o quão competitivos o carro é, especialmente durante simulações de corrida, e eu acho que podemos ficar confiantes em marcar alguns bons pontos amanhã. Será uma corrida longa e nós apenas temos que esperar e ver o que acontecerá com o tempo e quem terá a melhor compreensão dos pneus.


Nico Hulkenberg, 13º colocado: Eu não acho que essa posição reflete o ritmo que tínhamos no carro hoje. Parecemos muito fortes no Q1 e me senti muito feliz com o carro, especialmente após as mudanças que fizemos entre o treino livre e a classificação, mas tive algum azar no Q2, quando eu fui pego por uma bandeira amarela na minha volta mais rápida porque uma Sauber saiu na minha frente na curva oito e eu tive que abortar a volta. Se eu tivesse conseguido uma volta limpa, acho que provavelmente poderia ter ido para o Q3. Eu ainda me sinto otimista para amanhã e o grid está muito apertado. Sabemos que ultrapassagem é possível aqui, então eu acho que nós podemos esperar uma corrida desafiadora e divertida.

E assim ficou  grid para prova o Grande Premio do CanadáConfira o grid:


Pos.PilotoEquipeTempoVoltas
1.de Sebastian VettelRed Bull01:13.78416
2.uk Lewis HamiltonMcLaren01:14.08722
3.es Fernando AlonsoFerrari01:14.15123
4.au Mark WebberRed Bull01:14.34619
5.de Nico RosbergMercedes01:14.41125
6.br Felipe MassaFerrari01:14.46524
7.fr Romain GrosjeanLotus01:14.64528
8.uk Paul di RestaForce India01:14.70522
9.de Michael SchumacherMercedes01:14.81218
10.uk Jenson ButtonMcLaren01:15.18224
11.jp Kamui KobayashiSauber01:14.68821
12.fi Kimi RäikkönenLotus01:14.73422
13.de Nico HülkenbergForce India01:14.74818
14.au Daniel RicciardoToro Rosso01:15.07821
15.mx Sergio PerezSauber01:15.15621
16.br Bruno SennaWilliams01:15.17020
17.ve Pastor MaldonadoWilliams01:15.23121
18.fi Heikki KovalainenCaterham01:16.26312
19.ru Vitaly PetrovCaterham01:16.48210
20.fr Jean-Eric VergneToro Rosso01:16.60212
21.es Pedro de la RosaHRT01:17.4928
22.de Timo GlockMarussia01:17.90110
23.fr Charles PicMarussia01:18.2559
24.in Narain KarthikeyanHRT01:18.3309

Nenhum comentário:

Postar um comentário