sábado, 12 de maio de 2012

Perdemos um grande Homem Carroll Shelby
Carroll Shelby Salão (11 jan 1923 - 10 de maio de 2012) foi um designer automobilística americana e piloto de corridas. Ele foi mais conhecido por fazer o AC Motors baseado Shelby American Cobra. Sua empresa, a Shelby American Inc., fundada em 1962, atualmente vende veículos Ford modificado, bem como peças do desempenho!
Carroll Shelby nasceu em 11 de janeiro de 1923, em Leesburg, Texas , a Prefeitura Warren Shelby, um carteiro rural, e sua esposa Eloise Lawrence Shelby. Shelby sofreu problemas cardíacos por 7 anos e passou a maior parte de sua infância em cama. Aos 14 anos, a saúde Shelby melhorou de seus problemas de saúde. A primeira esposa de Shelby era Jeanne Campos; eles se casaram em 18 de dezembro de 1943. Sua filha Sharon Anne Shelby nasceu um ano depois, em 27 de setembro de 1944. Eles tiveram mais dois filhos: os filhos nomeados Michael Hall (nascido em 02 de novembro de 1946) e Burt Patrick (nascido em 23 de outubro de 1947). Shelby e Jeanne Campos ficaram casados ate fevereiro de 1960!
Vida antes da corrida Shelby afiado sua capacidade de dirigir com seu Willys automóvel [ 5 ] enquanto participava de Woodrow Wilson High School (Dallas, Texas) . Após graduar-se Woodrow em 1940, Shelby se alistou no Exército dos Estados Unidos Air Corps , servindo na Segunda Guerra Mundial como um instrutor de vôo e piloto de testes.
Ele logo se tornou um Piloto de corrida para o Cad-Allard , Aston Martin e Maserati equipes durante os anos 1950. Condução de Donald Healey , numa simples e sobrealimentação, especialmente modificados, Austin-Healey 100S , ele estabeleceu 16 recordes de velocidade EUA e internacionais. Junto com Roy Salvadori e dirigir por Aston Martin , ganhou os 1959 24 Horas de Le Mans . Ele dirigia na Corrida Auto Mount Washington Hillclimb em um especialmente preparado Ferrari roadster, em seu caminho para a vitória em 1956.
Shelby o construtor Shelby American veículos Depois de se aposentar de dirigir em outubro de 1959 por motivos de saúde, ele abriu uma escola de condução de alta performance ea Shelby-American empresa. Ele obteve uma licença para importar um bem sucedido carro de Esportes fabricado pela British Racing Motors AC da Inglaterra, a instalação de um americano motor Ford em vez de seu motor original britânica de Bristol, e apresentou o carro para o público americano como um AC Cobra , mais tarde a ser conhecido como ou um Shelby Cobra Shelby. Shelby continuou a ser influente com os carros da Ford fabricados, incluindo o Daytona Coupe , GT40 , o Mustang baseado Shelby GT350 e Shelby GT500 , eo 427 Shelby Cobra . Depois de romper com a Ford, Shelby mudou-se para ajudar a desenvolver carros de desempenho com as divisões dos dois outros 3 grandes empresas americanas, rodeio , e Oldsmobile . O mais memorável desses carros foi o Dodge Viper . Ford forneceu apoio financeiro para Cobras Shelby de 1962 a 1965 e deu apoio financeiro para a Ford GTs, primeiro com John Wyer Veículos de Ford avançadas em 1963 e, em seguida, com Shelby American de 1964 a 1967. Nos anos seguintes, Shelby tinha uma série de empreendimentos iniciar e parar relativas à produção de "plenitude" (Cobras Cobras alegadamente construídas usando 'sobra' peças e quadros). Na década de 1960, as FIA participantes exigidos (Shelby, Ford, Ferrari, etc) para produzir pelo menos 100 carros homologados para as classes de corridas. Shelby simplesmente construiu um número insuficiente de carros e pulado um grande bloco de números de identificação de veículos , para criar a ilusão de que a empresa havia produzido um grande número de carros. Décadas mais tarde, na década de 1990, Carroll alegou que havia encontrado a 'sobra' frames, e começou a vender carros que eram supostamente, finalmente, "completou. Depois descobriu-se os carros foram construídos a partir do zero, em colaboração com McCluskey, Ltd., foram re-denominados 'continuação dos Cobras. Os carros ainda estão construídos até hoje, conhecida como a série CSX4000 atual de Cobras. Ele foi introduzido no International Motorsports Hall of Fame em 1991, ea Motorsports Hall of Fame of America em 1992. Em 2003, a Ford Motor Co. e Carroll Shelby reparado laços novamente. Carroll Shelby tornou-se assessor técnico do GT Ford projeto. Nesse mesmo ano, formou Carroll Shelby Internacional Inc. com sede em Nevada .
Shelby Dodges e Dodge Shelbys Shelby começou a trabalhar com rodeio , a pedido da Chrysler Corporation presidente, Lee Iacocca . [ 9 ] Iacocca já havia sido responsável por trazer para o Shelby Mustang Ford . Depois de quase uma década de trabalho de ajuste, Shelby foi trazido a bordo como "Consultor de Desempenho" no Dodge Viper Técnica Comitê de Política formado por executivo da Chrysler , Bob Lutz , Design de Produto chefe Tom Gale, e vice-Engenharia presidente François Castaing . [ 10 ] Shelby foi usado para a sua riqueza de experiências que fazem o Viper como luz e poderoso possível. [ 10 ] Os seguintes carros foram modificados por Shelby, e levou seu nome, mas era vendido sob o Dodge marque : 1983-1984 rodeio Shelby Charger 1985-1987 Dodge Charger Shelby 1984-1986 Dodge Omni GLH Os seguintes carros usados ​​Shelby modificados partes, mas não foram supervisionados por Carroll Shelby: 1986 Dodge Daytona Turbo ZC / S 1987-1988 Dodge Daytona Shelby Z 1988-1991 Dodge Daytona C / S 1989-1991 Dodge Daytona Shelby 1988-1989 rodeio Lancer Shelby 1989-1990 competição Sombra do rodeio 1991-1992 Dodge Spirit R / T 1992-1993 Dodge Daytona IROC R / T Os seguintes carros foram modificados e vendidos como Shelbys: 1986 Shelby GLHS (com base no Omni Evasiva GLH ) 1987 Shelby GLHS (baseado no Dodge Charger Shelby ) 1987 Shelby Lancer (com base no Lancer de Dodge ) 1987 Shelby CSX (com base na sombra de Dodge ) 1988 Shelby CSX-T (com base na sombra de Dodge ) 1989 Shelby Dakota (com base no Dakota de Dodge ) 1989 Shelby CSX-VNT (baseado na sombra do rodeio )
Shelby Series 1 roadster usado 4,0 Oldsmobile L L47 Aurora motor V8, mas foi mal suportado pela divisão GM doente. O Série 1 é o único carro já produzido pela Carroll Shelby a partir de uma folha de papel, e construído a partir do zero. Todos os outros Shelbys são re-engenharia modelos produzidos por outros fabricantes e modificado por Shelby. Antes da produção do Série 1, custos significativos foram incorridos em testes e certificação de obedecer a 1999 Federal Motor Normas de segurança do veículo. Depois de concluído, um total de 249 séries de produção 1 'foram construídos por Shelby American, Inc., tudo como modelos 1999. Durante a produção, Venture Corporation comprou Shelby American, Inc. A compra incluiu o modelo Série 1, mas não os direitos para produzir a "Série Continuação" Shelby Cobras. [ 11 ] Em 2004, após uma falência posterior pela Corporação de risco (não relacionadas com o aquisição de Shelby American), nova empresa Carroll Shelby, a Shelby Automobiles, Inc., adquiriu os ativos da série 1 para tostões sobre o dólar. Incluído na compra activo eram componentes suficientes para produzir 1s várias séries mais completa. Porque o 1999 Federal Motor Vehicle Safety Standards certificado expirou, eo custo de re-certificar o carro era proibitivo, todos Série 1 é produzido após essa data foram concluídas como "carros de componentes" e entregue sem motor ou transmissão. Os "componentes do carro" modelos construídos em 2005 são identificados com um número de identificação de sete dígitos do veículo (VIN) e foram designados com um número de série CSX5000 serial. O 249 original eram carros de produção com um VIN 17 dígitos. O Série 1 foi produzido em duas versões sobrecarregadas e normalmente aspirado. Carros Supercharged também foram equipados pela fábrica com travões de maiores dimensões e uma embreagem pesada. O desempenho é no "supercarro" categoria com um tempo de 0-60 em 3,2 segundos. Bem optioned, Série 1 tinha direcção assistida, travões de disco de energia, ar condicionado de fábrica, vidros elétricos, e um sistema de AM / FM / CD de áudio. O teto conversível dobrado longe da vista em um compartimento localizado atrás do cockpit. Alguns carros eram vendidos como componentes um roadster sem capota conversível.
O novo contrato entre a Ford Motor Company e Carroll Shelby sinalizou esperança para os produtos construídos sob Shelby Ford. Em 2004, um novo Ford Shelby Cobra Concept foi mostrado fora em feiras automóveis norte-americanos. Construída com um corpo retro imitando os 1960 Cobras misturados com toques modernos, foi baseado no Ford GT chassis (retrabalhado para motor dianteiro / tração traseira ) alimentado com um 6,4 L V10 motor de 605 hp que produziu (451 kW). Ele recebeu críticas de imprensa esmagadoramente positivos e ganhou o "Best In Show" prêmio no Detroit Auto Show Internacional. A versão coupé do roadster Shelby Cobra foi então introduzida no ano seguinte. O Ford Shelby GR-1 carro conceito de 2005. Enquanto ostenta um design totalmente moderno, mostrou um aceno para os anos 1960 Shelby Daytona . O GR-1, como o Cobra, é baseado no chassis do GT. Pressione Comentários para o GR-1 têm sido muito positivos, que ganhou cobrir manchas em revistas como o EUA " Motor Trend e do Reino Unido 's Car Magazine . O Ford Shelby GR-1 poderia ser construído, tendo sobre o Ford GT "s linha de produção após a sua produção chega ao fim. Em 2005, o Shelby GT500 foi revelado no New York International Auto Show , e tornou-se disponível no Verão de 2006 como parte do modelo 2007 lineup. Ele é alimentado por um 5.4 litros V8 modular, com 4 válvulas por cilindro cabeças emprestados do $ 150K Ford GT Supercar, um eaton M122 supercharger raízes e é avaliado por Ford a 500 hp (370 kW) e 480 pés lbf (650 N · m) de torque. Possui uma Tremec T-6060 transmissão manual , retrabalhado suspensão geometria, rodas de 18 polegadas, kit aerodinâmico do corpo funcional, e ainda mantém o eixo traseiro sólido . O GT500 começa em um MSRP de $ 40.930 para o cupê e 45.755 dólares para a versão conversível. Apesar de Carroll Shelby não tinha as mãos sobre o envolvimento no projeto do carro, ele fez fornecer Ford e SVT (Special Vehicle Equipe) informações sobre o que faria o carro melhor. Mais notavelmente, ele convenceu a Ford a se alistar pneus traseiros mais largos (de 255 mm de largura a 285 mm de largura). Este carro é o sonho de o mercado de reposição de ... com menos de US $ 1000 em modificações simples (polia menor sobre o supercharger, entrada de ar frio, e remapeamento de costume da ECU) a potência do carro pode saltar para mais de 650 e torque de mais de 600. Shelby, em cooperação com a Hertz Corporation , produziu uma edição limitada do Shelby GT-H em 2006. O GT-H é uma edição especial do Ford Mustang GT, disponível apenas para locação da Hertz. A Ford desempenho de corrida Grupo FR1 Power Pack aumenta o GT de 4,6 litros, motor V-8 de 325 cv (242 kW). O carro tem um costume Shelby capuz preto e estilo corpo de ouro, que incorpora uma placa banhada a ouro "Hertz" em ambos os lados do carro. O GT-H é limitado a uma corrida de 500 veículos e está disponível para locação para as principais cidades e aeroportos nos Estados Unidos. A versão para o consumidor do Shelby GT-H estará disponível a partir de Ford, chamado de GT Shelby. Ele tem uma produção limitada a 6.000 veículos para 2007 e 2300 para 2008, e apresenta o motor mesmo que o GT-H, mas inclui mais atualizações de suspensão e está disponível com transmissão manual e automática. Cores brancas e pretas estavam disponíveis para modelos de 2007 e agarrador laranja ou azul estão disponíveis para 2008. Um conversível está disponível em 2008 também. Poucos modelos que saem da fábrica Shelby em Las Vegas com um supercharger são chamados Shelby GT / SC. Todos os GTs Shelby são enviados com o número de série Shelby (CSM) sobre o emblema painel de bordo e no compartimento do motor!
Em seus últimos anos, Shelby trouxe várias ações judiciais contra empresas que fazem cópias do corpo Cobra para uso em carros do jogo, apesar de ele ter usado corpos AC Ace para seus Cobras. Apesar do litígio, o Cobra indústria automóvel kit continua a prosperar. Uma das ações envolveu a Superformance Brock Coupe, uma cópia do original Shelby Daytona Coupe. O Superformance Brock Coupe foi projetado por Pete Brock , que também projetou o Daytona Coupe original Shelby. Shelby American processou Superformance após Superformance tinha desenvolvido e começou a produção do Coupe Brock Superformance. Eventualmente, o litígio foi resolvido, embora os termos do acordo (se houver) nunca foram liberados para o público. Como resultado do acordo entre as duas empresas, o produto é hoje conhecido como o Daytona Coupe Shelby, apesar de ser nem concebido nem construído pela Shelby American. Cerca de 150 destes Shelby Daytona novo Coupes foram construídos a partir de fevereiro de 2007. Em 2002, espectáculo único, uma empresa de Farmers Branch, TX, adquiriu uma licença de Carroll Shelby Empresas para colocar seu nome em uma série de continuação de veículos antigos. Esta empresa especializada em recriar estilo Shelby Mustang 1960. Eles compraram Mustangs usado e instalado versões atualizadas do 325 cavalos Shelby 302 motor V8 polegadas cúbicas. Eles também instalado modernos 5 transmissões manuais de velocidade e freios modernos, direção, suspensão, interiores e sistemas de entretenimento. Porque a licença Shelby foi comprado, esses carros têm números de série e Shelby são considerados pelo Clube Automóvel Shelby americana a ser carros reais de Shelby. Em outubro de 2007, Carroll Shelby puxou o acordo de licenciamento com performance única devido a inúmeras questões de reclamações de clientes, onde os veículos não foram entregues. Desempenho original foi posteriormente invadido pela polícia devido a irregularidades VIN e declarou falência, o que efetivamente acabou com a continuação Shelby "Eleanor" Mustang de produção. Shelby, por sua vez foi processado por vítimas de performance única para a sua participação na actividade criminal, e perdeu um processo posterior, em 2008, trazido pela viúva do HB Halicki que possuía os direitos autorais do "Eleanor", nome que levou a uma produção final dos "modelos de continuação." O funcionário licenciado somente "Eleanor criador" era clássico Recreações em Oklahoma , EUA, até que o Sr. Shelby trouxeram-los em um acordo de licenciamento a partir de outubro de 2009 para construir um veículo continuação oficial intitulado o GT500CR.
Nome Carroll Shelby está associada com um kit de fixação populares pimentão. O kit é principalmente especiarias em vários pacotes, todos contidos em um saco de papel marrom em miniatura. No lado do saco é uma história relatada por Shelby sobre o seu pimentão cozinhar durante seus dias de corrida. Na parte dianteira do saco é uma representação de um grande chapéu preto ocidental, um pedaço marca comercial da roupa para Shelby. Ele foi um dos fundadores do Internacional Terlingua Chile Championship em Terlingua, Texas . [ 7 ] Em 1967, o nome Shelby foi brevemente ligado ao produto dos homens grooming. "Carroll Shelby Pit-Stop ... Desodorante um Homem de Verdade" foi promovido em compartimentos do carro, mas vendeu muito pouco. Shelby foi o parceiro inicial de Dan Gurney em estabelecer Todos Gurney Racers americanos. [ 16 ] Donzi Marine, de Sarasota FL, criou uma edição limitada especial de 22 pés (7 m) lancha (apenas 50 foram feitos), com base em sua linha clássica de barcos em colaboração com Carroll Shelby. O barco é conhecido como o Shelby Donzi 22 GT. Este projeto está em vigor desde o ano modelo 2007 e é atualmente o único barco que nunca para usar o nome Shelby. Carroll Shelby produziu uma linha de 8-Jantes de liga leve para Saab automóveis no início de 1980-a-mid. Eles estavam disponíveis em ouro (Goldvane), martelado prata acabamento (Silvervane), e um acabamento em preto martelado. Estas rodas estavam disponíveis através de revendedores Saab e pode ser montado Saab 99 e 900 Saab modelos fabricados até 1987. Eles são um acessório muito procurado por amantes Saab hoje. Em 1989, Shelby foi introduzido no Hall Woodrow Wilson School da Fama, quando foi criado durante a celebração do 60 º aniversário da escola. Em 2009, Shelby foi Grand Marshal do desfile e falou e se reuniu com dezenas de ex-alunos do companheiro durante a Celebração do 80 º Aniversário Woodrow. Em 2008, Shelby foi premiado com o 2008 Executivo Automotive of the Year Award .
Shelby morreu em 10 de maio de 2012, 89 anos de idade

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